Como se Inscrever na AFPESP: Um Passo a Passo para Novos Membros

A Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP) é uma entidade sem fins lucrativos que oferece diversos benefícios e serviços para os seus associados. Entre eles, estão a assistência médica, odontológica, jurídica, social, educacional, cultural, esportiva, recreativa e turística. Além disso, a AFPESP possui uma rede de unidades regionais e de lazer em todo o estado, que proporcionam conforto e qualidade de vida para os seus associados e dependentes.
Se você é um funcionário público estadual, municipal ou federal, ativo ou inativo, e deseja se associar à AFPESP, este post é para você. Vamos explicar como se inscrever na AFPESP, quais são os requisitos, os documentos necessários, as mensalidades, os prazos e as vantagens de fazer parte dessa associação. Siga o passo a passo abaixo e faça parte da maior entidade de classe do Brasil.
Passo 1: Verifique se você se enquadra nos requisitos para se associar à AFPESP
Para se associar à AFPESP, você precisa ser um funcionário público estadual, municipal ou federal, ativo ou inativo, que trabalhe ou tenha trabalhado no estado de São Paulo. Também podem se associar os pensionistas de funcionários públicos, os servidores temporários, os estagiários, os contratados por tempo determinado e os servidores de empresas públicas ou de economia mista.
Você também precisa estar em dia com as suas obrigações funcionais e não ter nenhuma restrição cadastral ou judicial que impeça a sua associação. Além disso, você precisa ter uma conta bancária em seu nome, para que possa autorizar o débito automático das mensalidades.
Passo 2: Reúna os documentos necessários para a sua inscrição
Para se inscrever na AFPESP, você precisa apresentar os seguintes documentos originais e cópias:
- Documento de identidade com foto (RG, CNH, carteira de trabalho, passaporte ou carteira de identidade profissional);
- CPF;
- Comprovante de residência atualizado (conta de água, luz, telefone, gás ou IPTU);
- Comprovante de vínculo funcional com o serviço público (contracheque, carteira funcional, termo de posse, portaria de nomeação ou outro documento oficial que comprove a sua situação funcional);
- Dados bancários (número da agência, da conta e do banco) para autorizar o débito automático das mensalidades;
- Uma foto 3×4 recente e colorida.
Se você quiser incluir dependentes na sua associação, também precisa apresentar os seguintes documentos originais e cópias de cada dependente:
- Documento de identidade com foto (RG, CNH, carteira de trabalho, passaporte ou carteira de identidade profissional);
- CPF;
- Uma foto 3×4 recente e colorida;
- Documento que comprove o grau de parentesco ou a dependência econômica (certidão de nascimento, de casamento, de união estável, de adoção, de tutela ou de curatela).
Os dependentes que podem ser incluídos na sua associação são:
- Cônjuge ou companheiro(a) de união estável;
- Filhos(as) solteiros(as) até 21 anos ou até 24 anos se forem estudantes;
- Filhos(as) inválidos(as) de qualquer idade;
- Enteados(as) solteiros(as) até 21 anos ou até 24 anos se forem estudantes;
- Enteados(as) inválidos(as) de qualquer idade;
- Menores sob guarda ou tutela até 21 anos ou até 24 anos se forem estudantes;
- Pais e sogros(as) que sejam dependentes econômicos;
- Irmãos(ãs), netos(as) e bisnetos(as) que sejam órfãos e dependentes econômicos até 21 anos ou até 24 anos se forem estudantes.
Passo 3: Preencha a ficha de inscrição e assine o termo de adesão
Depois de reunir os documentos necessários, você precisa preencher a ficha de inscrição e assinar o termo de adesão à AFPESP. Você pode fazer isso de duas formas:
- Pela internet: acesse o site da AFPESP (www.afpesp.org.br) e clique em “Associe-se”. Em seguida, preencha os seus dados pessoais, funcionais e bancários, e anexe as cópias dos documentos solicitados. Você também pode incluir os seus dependentes, se quiser. Depois de preencher a ficha de inscrição, você receberá um e-mail de confirmação com o seu número de matrícula e o termo de adesão. Você deve imprimir, assinar e enviar o termo de adesão para a AFPESP por correio ou entregá-lo pessoalmente em uma das unidades regionais.
- Pessoalmente: dirija-se a uma das unidades regionais da AFPESP, que estão localizadas nas principais cidades do estado de São Paulo. Você pode consultar os endereços e os horários de atendimento no site da AFPESP. Leve os seus documentos originaais e as cópias, e preencha a ficha de inscrição no local. Você também pode incluir os seus dependentes, se quiser. Depois de preencher a ficha de inscrição, você receberá o seu número de matrícula e o termo de adesão. Você deve assinar o termo de adesão e entregá-lo ao atendente da AFPESP.
Passo 4: Aguarde a análise e a aprovação da sua inscrição
Após enviar ou entregar o termo de adesão, a sua inscrição será analisada pela AFPESP. Esse processo pode levar até 30 dias úteis. Você pode acompanhar o status da sua inscrição pelo site da AFPESP, na área do associado, ou pelo telefone 0800-772-7738. Se a sua inscrição for aprovada, você receberá um e-mail de confirmação com o seu cartão de associado digital e as informações sobre os benefícios e serviços da AFPESP. Você também poderá solicitar o seu cartão de associado físico, que será enviado para o seu endereço cadastrado.
Passo 5: Aproveite os benefícios e serviços da AFPESP
Parabéns, você agora é um associado da AFPESP e pode usufruir de todos os benefícios e serviços que a entidade oferece. Você pode acessar o site da AFPESP, a revista da AFPESP, o aplicativo da AFPESP e as redes sociais da AFPESP para ficar por dentro das novidades, dos eventos, das promoções, das dicas e das oportunidades que a AFPESP prepara para você e para os seus dependentes. Você também pode entrar em contato com a AFPESP pelo telefone, pelo e-mail, pelo chat ou pessoalmente, sempre que precisar de algum esclarecimento, de alguma orientação ou de algum suporte.